terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Homens de Maiô!


Sim, nos anos 1960s as sungas de praia eram carinhosamente chamadas de MAIÔ.
Vejam nesse anúncio da marca Poesi.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Prevendo o Futuro.



Nesse anúncio veiculado no final de 1979 a VW antecipava como
seria o painel de um automóvel do Século XXI.
O VW Brasília era um sucesso, e o modelo 1980 prometia um painel de carro grande em um veículo pequeno!
Existem tantos ítens de série nos automóveis atuais, seus painéis tem tantas luzes e informações,
que deixa o "mudérno" relógio Quartz do painel do Brasília 80 a muitos anos-luz de distância!

domingo, 1 de novembro de 2009

Quantas Cabeças!


Os Videocassetes (VCRs), que fizeram parte do cotidiano de muitos brasileiros por mais de duas décadas, foram lançados no Brasil no início dos anos 1980s e até hoje ainda tem um lugar reservado numa estante empoeirada de muitos lares, só que acanhado e abandonado.
Hoje ele só é utilizado quando precisamos assistir a alguma fita VHS que encontramos em nossa videoteca da qual temos dúvidas sobre seu conteúdo (um filme que passou na Seção de Gala, um aniversário de um primo, um casamento de um vizinho).
Atualmente, os VCRs perderam seu mercado para a tecnologia dos DVDs, tanto para locação de filmes quanto para a compra nos sites especializados (ou 0s malditos DVDs Piratas). Os aparelhos que gravam a programação em DVDs ainda são pouco difundidos por aqui, mas os poucos usuários (como eu) mantém a magia de poder gravar seu programa favorito e guardá-lo em um disco digital por muito tempo... até que o Blue-Ray acabe com o mercado do DVD.
Esse anúncio é de 1986, quando os VCRs estavam adquirindo mais tecnologia com suas "cabeças" de gravação, que na época passaram de 3 para 4... e o última geração dos VCRs já tinham 7 cabeças, incluindo as de Audio, que gravavam em Hi-Fi Stereo.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Foto que Fala!


No verão de 1986, quando as máquinas fotográficas ainda utilizavam filmes, que eram revelados após seu término (existiam de 12, 24 e 36 poses), o laboratório CURT lançou uma promoção que presenteava seus clientes com uma cartela de adesivos em formato de balões com frases bem humoradas para se colar em suas fotos.
Na época era muito legal ver fotos encadernadas em álbuns, e muitas pessoas colavam os adesivos na parte externa do álbum, não afetando a fotografia.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Baixos Teores...


No início da década de 1980 surgiu no mercado o primeiro cigarro com baixos teores de alcatrão e nicotina: o Advance, da Cia de Cigarros Souza Cruz.
A propaganda na TV foi muito marcante, pois trazia a imagem de vários maços de cigarro dispostos como dominós, que caiam suscessivamente ao som de uma música eletrônica, de autoria do músico grego Vangelis.
Hoje as propagandas de cigarro são proibidas tanto na TV quanto na mídia impressa, só podendo ser veiculada nos pontos de venda do produto.
Ah, o garoto propaganda é José Victor Oliva, o Playboy mais famoso daquela época.

domingo, 25 de outubro de 2009

Rebola Caetano!


A Revista Geração POP, dirigida ao público jovem dos anos 1970s, como já era de se esperar, era muito popular, e trazia as matérias sobre comportamento, moda, música, esportes, televisão e artes em geral.
Havia brindes encartados nela, como os decalques para camisetas, que na verdade eram estampas feitas num papel, que pressionadas com um ferro-elétrico, passava do papel para a camiseta e ficava por algum tempo, sumindo após algumas lavadas.
A palavra TRANSA era muito usada naquela época (março de 1974)correspondia ao que hoje chamamos BALADA e significava entendimento, acordo, pacto.
Não faltavam declarações polêmicas, como a de Alice Cooper: "Mamãe não consegue me chamar de Alice" - ou de Caetano Veloso: "Gosto mesmo é de rebolar" (hoje ele falaria que gosta de cair do palco).
A partir de 1977, a revista passou a se chamar POP e vinha com duas capas distintas, uma feminina e no outro lado uma com um casal ou coisa parecida. Cada capa dividia a revista ao meio, metade para um lado e metade para o outro, a gente tinha que virar a revista sempre que chegava no miolo dela e ler da outra capa em diante até o miolo novamente.
Tudo muito POP.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Milhas em dobro...


Será que todos aqueles cliente que, no ano 2000, acumularam muitas milhas voando pela TransBrasil conseguiram resgatá-las? Sempre há perdedores quando empresas desse porte entram em falência. A TransBrasil fechou suas portas em 03 de Dezembro de 2001.

O videogame mais moderno de 1981.


O Odyssey foi lançado em 1981, era o mais bonito e arrojado console de videogame do mercado naquela época. Pena que seus jogos não eram tão bem em gráficos e estratégias.
o Atari 2600 oferecia games mais criativos e um catálogo para todos os gostos e idades, o que desbancou esse lindo game da Philips.
Mas, graças ao Odyssey, muitos brasileiros chamam o jogo Pac Man de Come-Come, que era o nome que batizaram sua versão do mesmo jogo.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

E eu acho que os notebooks são grandes!


Veja que maravilha esse sistema de computadores lançado em 1979!
Como dizia o anúncio,
"Uma nova geração de computadores econômicos e potentes...
...A memória pode ser expandida até 5Mbytes, 5 vezes a capacidade anterior, ocupando metade do espaço e consumindo 50% menos energia"!
Hoje não caberia em muitos apartamentos brasileiros, ainda bem que não pensaram no uso pessoal desses computadores.
E assim se passaram 30 anos, e estou aqui em um netbook ultramoderno de 9,8"
pois acho os notebooks enormes.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O nosso Porsche!


Nos anos de 1970s aos 1980s, quando no Brasil era muito raro se deparar com uma carro esporte importado. Nossa indústria automobilística fabricava um veículo similar aos esportivos estrangeiros: O Puma GTE, sonho de consumo de muitos marmanjos da época.
Esse anúncio, de 1979 era para mexer com o orgulho da indústria nacional.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Rádio Mundial


O rádio Transglobe da Philco foi uma unanimidade no final da década de 1970.
Eu me lembro muito bem, nos idos de 1977 e 1978, quando eu ainda garoto (10 anos) ouvia à noite a Rádio Mundial AM, que era transmitida do Rio de Janeiro. Nesse horário só passavam programas com música POP da época.
Meu irmão mais velho falava que era a FM do interior, pois as rádios de Frequência Modulada só existiam nas capitais e passavam os mesmos tipos de música com poucos intervalos.
Hoje fico pensando: Onde foi parar aquele rádio "estiloso", feito de madeira, plástico e metal cromado?
O anúncio aqui é de 1979.

O Tio Victor, quem diria!


Esse anúncio de 1984 da Cia. aérea Pan Am, que faliu em 1991, estampa o talentosíssimo ator brasileiro Sérgio Mamberti, que fez inúmeros papéis no cinema, teatro e tv, mas ficou mais conhecido pelo personagem Dr. Victor Stradvarius Victorios, dono do Castelo Ra-Tim-Bum, que as crianças chamam carinhosamente de Tio Victor! Em tempo, Sérgio ainda atua.
A Pan Am não mais existe, mas foi a principal cia. aérea dos anos de 1930 a 1991. A ela foram creditadas muitas inovações que deram forma à indústria das companhias aéreas no mundo todo, como a utilização em larga escala e difundida de aviões a jato, de aviões Jumbo e do sistema de reservas computadorizado, entre outras.

domingo, 11 de outubro de 2009

Alô, alô... alguém na linha?



Antes da atual dependência irritante que muitas pessoas tem de seus telefones móveis (celulares), o sonho de consumo eram os aparelhos compactos ou a maior novidade: com teclas!
Sim, antes eles eram dotados de um disco e para fazer a ligação era preciso discar o número.
No ano de 1980, as vedetes eram os telefones Gôndola, que era compacto, mas mantinha o antigo disco e o Gradiente, o primeiro com teclas.
Quanta modernidade!

Aos Tabagistas


Como hoje em dia os fumantes são tidos como pessoas indesejáveis em qualquer que seja o ambiente, vale lembrar que há pouco mais de 30 anos eles eram considerados bons consumidores e eram disputados pelos fabricantes dos produtos.
Esse anúncio é do ano de 1974.